Notícias

CURSO DE INTRODUÇÃO À NEUROSSONOLOGIA 2023 DAS SOCIEDADES PORTUGUESAS DE NEUROSSONOLOGIA E NEUROLOGIA

As Sociedades Portuguesas de Neurossonologia e Neurologia organizam mais uma edição do Curso de Introdução à Neurossonologia, que irá decorrer no dia 8 de Novembro, no Sheraton Porto Hotel, como Curso Pré-Congresso do Congresso Nacional de Neurologia.

A edição deste ano contará com a participação do Prof. José Valdueza, um dos nomes incontornáveis na neurossonologia europeia das últimas décadas, de reconhecido valor científico e pedagógico.

Os conteúdos teóricos do Curso foram ajustados e atualizados de forma a abranger as diferentes técnicas neurossonológicas e os distintos contextos, na prática neurológica diária, em que podem ser utilizados.

Também a sessão prática “hands-on” - um dos elementos mais valorizado do Curso, por permitir aos formandos realizar exames neurossonológicos de forma tutorada com alguns dos principais neurossonologistas do país - foi revista e irá, pela primeira vez, integrar a abordagem a uma técnica “não vascular”.

Convidamos todos os interessados a inscreverem-se, relembrando que as inscrições são limitadas. Poderá consultar aqui o programa

RECONHECIMENTO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM NEUROSSONOLOGIA DA SPNS E SPN EM 2023

Poderá consultar aqui o anúncio da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia e Sociedade Portuguesa de Neurologia de abertura de inscrições para o reconhecimento de formação específica em Neurossonologia.

A avaliação terá lugar no Hotel Sheraton Porto, no dia 8 de novembro de 2023, no decorrer do congresso de Neurologia 2023. As inscrições terminam a 31 de outubro.

Atividades formativas organizadas pela SPNS

A SPNS coorganiza anualmente dois eventos formativos:


- Curso de Introdução à Neurossonologia, decorrendo no congresso de Neurologia, organizado em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Neurologia. Trata-se de um curso teórico-prático que tem como principal objetivo transmitir os fundamentos teóricos e práticos aos Neurossonologistas do futuro. O curso tem a duração de um dia, incluindo uma forte componente prática, onde os formandos têm oportunidade de aprender com os principais Neurossonologistas nacionais e convidados estrangeiros.


- Curso de técnicas ultrassonográficas para guiar decisões terapêuticas na Unidade de AVC. Este curso é coorganizado com a Sociedade Portuguesa do AVC e tem lugar durante o congresso português do AVC. Tem como principais objetivos formar equipas multidisciplinares sobre as respostas que a Neurossonologia pode acrescentar na gestão do doente cerebrovascular agudo. Tem uma componente teórica, mas também de aplicação teórico-prática, com discussão de casos formativos e desafiantes.

A SPNS organizou com sucesso o 26º congresso da ESNCH

Em outubro de 2022 teve lugar o 26º congresso da ESNCH em Lisboa. Foi a terceira vez que a nossa sociedade organizou o principal evento da Neurossonologia à escala mundial. E foi novamente um sucesso! Mais de 400 pessoas juntaram-se em Lisboa para partilhar os mais recentes desenvolvimentos nesta área da Medicina, aprender com os líderes mundiais e procurar a reconhecida certificação em Neurossonologia da ESNCH.

Toda a comunidade científica reconheceu o enorme êxito do evento, em todos os níveis! Acrescentam-se todas as ligações, pontes e redes colaborativas estabelecidas que visam reforçar laços e alicerçar projetos de investigação.

Aqui estão algumas fotografias do congresso.

Recomendações da ESNCH para laboratórios de Neurossonologia durante a pandemia por COVID-19

A European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH) emitiu recomendações para a actividade dos laboratórios de Neurossonologia durante a pandemia por COVID-19.

A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) subescreve e apoia cientificamente este parecer.

Exigirá um esforço de todos para podermos sobreviver a esta pandemia continuando a prestar os melhores cuidados médicos a todos os doentes!

Poderá consultar as recomendações aqui:

ESNCH Guidance for Neurosonology Laboratories during COVID-19 Pandemic

SPNS alia-se ao programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde

Sociedade Portuguesa de Neurossonologia alia-se ao programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde, processo sob a coordenação do Conselho Nacional para a Formação Contínua, órgão consultivo do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos.

É claro o papel aglutinador e orientador desta iniciativa que junta Colégios de Especialidade da Ordem dos Médicos bem como diversas sociedades científicas, tendo já publicado diversas recomendações.


Pormenores do programa

Sociedades Portuguesas de Neurossonologia e de Neurologia aprovam critérios para Reconhecimento de Formação Específica em Neurossonologia

O desenvolvimento recente das técnicas neurossonológicas obrigou à diferenciação em paralelo dos médicos seus executantes. Atendendo à especificidade destas técnicas, integrando conhecimento sobre patologia neurológica, princípios ecográficos, hemodinâmicos e anatómicos, as Sociedades de Neurossonologia e Neurologia, publicam um documento enumerando os critérios que reconhecem os profissionais com formação específica em Neurossonologia. Este reconhecimento procura objetivar os conhecimentos necessários aos exames neurossonológicos, promovendo a diferenciação destes profissionais e deste modo exames de qualidade.


As direções da SPNS e SPN.


Cartaz

Manual de Neurossonologia da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics

Está já publicado o manual europeu de Neurossonologia, com o patrocinío científico da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). Trata-se de um livro actual, que aborda todos os principais temas da Neurossonologia e reúne grande parte da "elite científica neurossonológica".

Como membro associado da ESNCH, a SPNS associa-se na divulgação deste livro.


Arquivo de notícias

Site do congresso Neurosonology 2022 já está online

O site do 26º congresso da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics já se encontra online.

O congresso terá lugar em Lisboa entre 14 e 16 de outubro, esperando-se forte presença de todos os principais Neurossonologistas mundiais, além da comunidade nacional de pessoas interessadas na técnica.

Acompanhe o website da SPNS, da ESNCH e redes sociais para se manter atualizado.

Ver mais

Curso de Introdução à Neurossonologia 2021 das Sociedades Portuguesas de Neurossonologia e Neurologia

O curso de Introdução à Neurossonologia das Sociedades Portuguesas de Neurossonologia e Neurologia terá lugar em 27 de outubro no Hotel Real BellaVista, em Albufeira.

A edição deste ano é particularmente simbólica, formativa e atrativa.

Em primeiro lugar, trata-se da última edição antes do congresso Europeu de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH), que terá lugar em Lisboa, no Outono de 2022. Será certamente um preâmbulo para o maior evento neurossonológico mundial!

Para assinalar o marco, contaremos com a presença do Prof. Claudio Baracchini, actual presidente da ESNCH, que participará no curso e depois no congresso da SPN.

Ajustámos e atualizámos os conteúdos de forma a termos um curso mais abrangente das técnicas neurossonológicas disponíveis.

Finalmente, destacamos a característica repetidamente referida como o principal ponto forte do curso: a sua componente prática, permitindo aos formandos realizar exames de forma tutorada com os principais neurossonologistas do país.

É assim com redobrado orgulho da capacidade formativa que a SPNS e SPN convidam todos os interessados em se inscreverem, relembrando que as inscrições são limitadas, para permitir interatividade da parte teórica e principalmente na prática.

A SPNS

Programa do congresso

Webinar da ESNCH

Aproxima-se o segundo webinar da ESNCH. Será no dia 23/04 entre 14h e 15h.

Consulte mais informações no link:


+ Info



Curso 2021 da SPNS e SPN de Introdução à Neurossonologia

No próximo dia 18 de novembro terá lugar o curso anual de introdução à Neurossonologia da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia e Sociedade Portuguesa de Neurologia.

A presente pandemia obrigou a uma reorganização transversal da sociedade. O curso de Neurossonologia tinha como um dos seus principais trunfos formativos a proximidade entre formadores e formandos, com execução e partilha de técnicas ultrassonográficas. No entanto, a presente imprevisibilidade da pandemia desaconselham a realização de curso presencial em moldes semelhantes às edições anteriores. Deste modo a reunião para o ano de 2020 o curso decorrerá de forma não presencial, utilizando plataforma eletrónica. O curso manterá segmentos iniciais com formação teórica e teórico-prática dos princípios essenciais necessários à execução e interpretação de exames. Foi então solicitado aos Neurossonologistas nacionais a realização de vídeos exemplificativos demonstrando a realização de exames neurossonológicos em contextos específicos, permitindo assim colmatar as limitações de um curso não presencial.

Estamos certos que na Neurossonologia nada substituirá eficazmente a partilha e execução presencial das técnicas envolvidas, no entanto, estamos igualmente convencidos que o presente programa permitirá atingir os obectivos essenciais à formação inicial dos futuros neurossonologistas nacionais, impedindo um impacto ainda mais profundo na formação médica. A pandemia por COVID-19 implicará certamente um ajuste à actividade formativa médica, mas estamos seguros que continuaremos a formar Neurossonologistas nacionais de elevada qualidade!

Programa do curso Inscrições

Nova data para o congresso da ESNCH

O congresso deste ano da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics foi oficialmente remarcado para 23-25 de abril 2021, mantendo-se a localização em Belgrado.

A ESNCH tem feito um grande esforço de articulação com as autoridades locais, tendo chegado à decisão de remarcar atendendo ao estado mundial da pandemia.

Esperamos todos que em 2021 já possamos ter um congresso ao nível das edições anteriores.



Edição de 2022 da ESNCH em Lisboa

Está confirmado pela comissão executiva da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics que Portugal voltará a organizar o principal congresso mundial de Neurossonologia.

O congresso terá lugar em Lisboa.

A SPNS está a trabalhar para assegurar o sucesso da reunião, dando continuidade ao êxito das organizações prévias. Será certamente um momento alto para a Neurossonologia nacional, que procurará reunir as principais figuras na área.



Newsletter da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics sobre a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

A última newsletter da ESNCH aos seus sócios convidou a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia a redigir uma pequena história da SPNS, que a seguir se transcreve:

Short story of the Portuguese Neurosonology Society (SPNS)

By João Sargento Freitas, Elsa Azevedo

SPNS was formally created in February 2001 by a group of four Portuguese neurologists (Drs. Oliveira, Azevedo, Correia and Grilo) that shared a common interest in using ultrasonography as a diagnostic tool to study neurological disorders. Prof. Vitor Oliveira was the first president of SPNS. At that time, the main stimulus for the formal creation of the society was to take on the responsibility of organizing a meeting of the European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). The European meeting was held later that year in Lisbon and was widely recognised as one of the most successful meeting up to then.

Right from the birth of the society a clear and close association was maintained and promoted with the ESNCH, which was manifested by the strong and active presence of Portuguese neurosonologists in the European meetings.

In 2012 the presidency changed to Prof. Elsa Azevedo. SPNS started yearly introductory courses in Neurosonology, in collaboration with the national neurological society. Its innovative approach, extended hands-on segments and close proximity between faculty and attendees, warranted large and regular number of participants in the courses.

The year of 2012 was also marked by the nomination of Porto to hold the 18th meeting of the ESNCH. The meeting was held in May 2013 and joined the collaboration of CARNet (Cerebral Autoregulation Network). It was again recognized as very successful and one of the most attended meetings thus far.

Since November 2018 the SPNS president is Prof. João Sargento Freitas. In 2019 the SPNS set out to recognize physicians with specific formation in Neurosonology. In a combined effort with the Portuguese Neurological Society this year will be the first edition of a specifically designed evaluation of formation in Neurosonology. It is another step forward in establishing neurosonology as a pivotal exam in the assessment of neurological disorders.

The ever-growing part of Neurosonology demands national and international societies to guide efforts and join those interested in this fascinating field. In Portugal, the SPNS has had regular growth in members, in close proximity with its European partner, the ESNCH. We are sure both societies will continue their successful scientific paths.



Anúncio de abertura de inscrições para o reconhecimento em formação específica em Neurossonologia da SPNS e SPN

Poderá consultar aqui o anúncio da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia e Sociedade Portuguesa de Neurologia de abertura de inscrições para o reconhecimento de formação específica em Neurossonologia. A avaliação terá lugar em Coimbra, no dia 13 de novembro de 2019, no decorrer do congresso de Neurologia 2019. Trata-se de um anúncio que marcará a primeira edição deste reconhecimento.



Forte presença portuguesa no 24º congresso da ESNCH

Nos dias 5 a 7 de abril 2019 teve lugar em Linz o 24º congresso da Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH).

Como já tem vindo a ser tradição Portugal marcou presença, tendo este ano assumido novamente uma posição de destaque.

Logo no primeiro dia tivemos dois neurossonologistas nacionais a cumprir com aproveitamento a certificação internacional em Neurossonologia. Parabéns aos Drs. Liliana Pereira e Miguel Rodrigues pelo seu sucesso!

No decorrer do congresso, referência para a apresentação de sete comunicações orais portuguesas além de um póster, com destaque para este último que recebeu o prémio de melhor póster do congresso. Parabéns à Dra. Cristina Duque e restante equipa!

Realce especial para o anúncio de que em 2021 a ESNCH organizará um evento em Portugal! É sem dúvida um motivo de honra e responsabilidade voltar a organizar um evento, tentando reforçar os êxitos dos congressos de 2001 em Lisboa e 2013 no Porto! Por fim, há ainda a referir a eleição de João Sargento Freitas para a comissão executiva da sociedade europeia, reforçando a presença nacional no órgão decisório da sociedade.

Em suma, foi uma participação nacional que merece natural destaque, afirmando-nos como forte presença na sociedade europeia!

A direcção da SPNS



Novo site ESNCH

A Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH) renovou o seu site, tornando-se mais atractivo e funcional! Afirma-se assim, como o site de referência para o encontro internacional de todos os interessados na Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral!


Merece uma visita!

Balanço dos anos 2012-2018 da SPNS

Terminou este ano o mandato dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) de 2012-2018. E no final destes anos prevalece uma sensação mista de dedicação, dever cumprido, realização, mas também perceção do grande trabalho que ainda há pela frente. Por tudo o que foi feito e pelos desafios que persistem, a direcção cessante da SPNS elaborou um balanço destes anos de dedicação neurossonológica.


Balanço

Novos órgãos sociais da SPNS eleitos para o triénio 2018-2021

No passado dia 14 de novembro de 2018 foram eleitos por unanimidade os novos órgãos sociais da SPNS para o triénio 2018-2021. Os desafios e objectivos são muitos, mas é convicção dos órgãos eleitos que se conseguirá prosseguir o trajeto de sucesso científico, académico e formativo da sociedade! E a primeira mensagem é precisamente para os órgãos que cessam funções, agradecendo a sua grande dedicação e sucesso alcançado! O trabalho e desafios continuarão, promovendo e otimizando a formação em Neurossonologia. Com o apoio de todos os que se dedicam à Neurossonologia nacional, fortaleceremos a sociedade e, com isso, a prática disseminada de boas práticas, sempre com o intuito da melhoria de cuidados clínicos!


E agora… ao trabalho!


Objetivos

Curso de Neurossonologia 2018

No dia 14 de novembro no Hotel Porto Palácio, no Porto, decorreu o Curso de Introdução à Neurossonologia. Foram 6 horas dedicadas por inteiro a aplicações clínicas da Neurossonologia, lecionadas e orientadas pelos neurossonologistas nacionais de maior experiência.



Network of European Reference Centers in Neurosonology (ERN Sono)

A Academia Europeia de Neurologia (EAN) e a Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral (ESNCH) estabeleceram os critérios para atribuição do certificado de laboratório europeu de referência de neurossonologia.

A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia incentiva à leitura dos critérios de qualidade definidos na ligação abaixo, no sentido da promoção da prática da neurossonologia e da melhoria progressiva da atividade assistencial, de formação e de investigação nesta área em Portugal.

São também objetivos desta cerificação o estabelecimento de uma rede que permita oferecer um programa de formação e treino, que promova o progresso tecnológico, a aplicação da neurossonologia a novas áreas e a participação em ensaios clínicos.


+Info

4th Congress of the European Academy of Neurology

In 2018 the European Academy of Neurology will come to Portugal! This will certainly be a decisive moment for portuguese Neurology! In line with previous editions of the meetings, Neurosonology will be a strong topic. Two specific workshops will take place on Neurosonology: On the 17th of June there will be na hands-on course on “Ultrasound in vascular diagnosis - Level 1”. This course will offer all participants the foundations for the performance and interpretation of neurosonological techniques in the diagnosis of neurovascular conditions. Of particular interest will be the hands-on part, where participants will be able to aply these principles, being tutored by some of the main european experts in the field. On the 19th of june there will be a second neurosonological teaching course “Advanced Neurosonology - Level 3”. In this course, the participants will receive formation on more advanced techniques such as detection of patent foramen ovale, transorbital neurosonology, sonothrombolysis and ultrasound study of basal ganglia for Movement Disorders. This will certainly be an opportunity both for physcians starting their formation in Neurosonology and experienced practicioners interested in expanding their skills.

We wish everyone a neurosonological EAN!

The SPNS



Curso de Introdução à Neurossonologia 2017

No dia 15 de novembro no Hotel SANA em Lisboa terá lugar o Curso de Introdução à Neurossonologia. Serão 6 horas dedicadas por inteiro a aplicações clínicas da Neurossonologia, lecionadas e orientadas pelos neurossonologistas nacionais de maior experiência.

O curso será organizado em módulos teórico-práticos durante a manhã, com informação e exemplificação da aplicação das técnicas neurossonológicas à prática clínica. Abordando desde os princípios ultrassonográficos, à definição anatómica e funcional, até à identificação e classificação patológica.

Na parte da tarde, os participantes dividir-se-ão em grupos práticos, onde terão oportunidade de realizar eles próprios estas técnicas, com a tutorização de neurossonologistas experientes, tendo a oportunidade de colocar dúvidas e interagir com os formadores.

Como principais novidades do curso deste ano, refere-se o ajuste do período matinal para palestras teórico-práticas, orientadas para as decisões clínicas, bem como a introdução de um novo tema: a ecografia dos gânglios da base, com aplicabilidade crescente em Doenças do Movimento.

Poderá encontrar o programa definitivo aqui.



Neurossonology 2017

22nd Meeting of ESNCH (ESNCH 2017)

Foi já anunciado o próximo congresso da ESNCH (European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics). Terá lugar no mês de maio/2017 em Berlim. Na sequência de edições anteriores, espera-se uma elevada qualidade científica com a participação de todos os líderes mundiais de Neurossonologia e hemodinâmica cerebral, fazendo votos que a delegação nacional mantenha a sua participação activa.



Curso de Neurossonologia 2016 da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

No dia 23 de novembro de 2016 teve lugar o curso anual de Neurossonologia da SPNS, organizado no decorrer do congresso de Neurologia 2016. Foi mais um sucesso em número de formandos e qualidade da formação prestada. Este ano, além da participação dos elementos nacionais mais experientes nestas técnicas, tivemos o privilégio de contar com a presença do Prof. Mario Siebler. Proveniente de Dusseldorf, trata-se de um eminente neurossonologista europeu com vasta experiência na aplicação de técnicas ultrassonográficas a patologias não vasculares como neuropatias periféricas e outras doenças neuromusculares além de avaliação ocular, especialmente em contexto neurocrítico como indicador da pressão intracraniana.

Como já é tradição, depois da explicitação dos conhecimentos teóricos, os formandos tiveram a oportunidade de praticar estas técnicas com ecógrafos, beneficiando de tutores para corrigir e aconselhar a melhor técnica de exame.


Aqui ficam algumas imagens do evento:



Curso de Neurossonologia 2016 da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia

Terá lugar no dia 23 de novembro de 2016 o curso de Neurossonologia da SPNS. Decorrerá durante o congresso de Neurologia da SPN. Farão parte do curso uma parte teórica, outra teórico-prática com aplicação de conhecimentos e uma grande sessão prática “hands-on”, onde se poderá aprender e partilhar experiências com os instrutores.
Este ano teremos ainda a honra e prazer de poder contar com o Prof. Mario Sibler da Universidade de Dusseldorf, Alemanha, um eminente neurossonologista, que falará sobre aplicações não vasculares da Neurossonologia.

O programa provisório poderá consultar-se aqui.

A SPNS



Neurossonology 2016

21st Meeting of ESNCH (ESNCH 2016)

Irá decorrer, de sexta-feira 13 a segunda-feira 16 maio de 2016, a 21ª reunião da ESNCH (ESNCH 2016), em Budapeste, Hungria.



Curso de Neurossonologia 2015

Decorrerá no dia 11 de Novembro de 2015 um novo curso de introdução à Neurossonologia. O curso estará incluído no programa do congresso Português de Neurologia, com lugar em Lisboa.
Manterá o modelo de cursos prévios, incluindo uma parte teórica, seguida de discussão teórico-prática de casos tipo e, durante a tarde, terá lugar sessão prática. Nesta sessão, os formandos serão distribuídos em grupos e todos terão a oportunidade de executar diferentes técnicas neurossonológicas em condições patológicas e fisiológicas, sempre tutorados por neurossonologistas, disponíveis para interagir e partilhar conhecimentos e experiências.
O objectivo será fornecer aos participantes uma base teórica e prática para o início efectivo de aprendizagem neurossonológica.



Curso de Neurossonologia 2014

No dia 12 de Novembro de 2014 teve lugar o primeiro curso de introdução ao estágio de Neurossonologia. Foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) e incluiu quase nove horas dedicadas à aplicação do ultrassom na Neurologia. O elevado número de inscritos anteviu o sucesso do evento que concentrou internos de Neurologia de todo o país. O curso foi estruturado numa introdução teórica, fase teórico-prática com discussão de casos clínicos educativos e uma sessão prática onde todos os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a utilização de diversas técnicas neurossonológicas.
A SPNS agradece a todos os palestrantes pelo elevado nível científico do curso, aos representantes das marcas de equipamentos que gentilmente cederam para o curso e, principalmente, aos formandos, que pelo seu interesse e dedicação facilitaram o papel dos formadores.
Estamos certos que o sucesso deste evento alicerçará novas acções de formação neurossonológica.



Edição especial em Neurossonologia e Hemodinâmica cerebral

Já disponível online, com os proceedings do Neurosonology 2013!

A Sociedade Portuguesa de Neurossonologia tem a honra de anunciar a publicação de uma edição especial em Neurossonologia e hemodinâmica cerebral do International Journal of Clinical Neurosciences and Mental Health, juntando os principais desenvolvimentos apresentados durante a reunião conjunta da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH) e Cerebral Autoregulation Network (CARNet) em 2013. Os vários artigos refletem o elevado nível científico da reunião, compilando revisões, pontos de vista, contribuições originais com achados inovadores e casos clínicos entusiasmantes.

A versão completa está disponível livremente online.



Neurosonology 2014 em Roma

Em Maio de 2014 terá lugar o 19º encontro da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics (ESNCH). Roma, a cidade eterna, será anfitriã deste importante evento no calendário das neurociências. É com efeito, a mais antiga e importante reunião mundial de Neurossonologia, prometendo reunir os principais peritos mundiais na área.

O programa científico foi já publicado e deixa antecipar uma reunião de significativa importância. Dando continuidade ao sucesso dos encontros prévios, as atividades estendem-se por quase 30 horas de discussão dos principais temas neurossonológicos da atualidade. Iniciar-se-á pelos valiosos cursos de formação, vocação antiga da sociedade e sempre bastante concorridos. Posteriormente haverá uma reunião de consenso relativa à Neurossonologia em contexto de Anemia de Células Falciformes, patologia onde assume papel de nuclear importância. Destaca-se ainda a “aula magistral” de Rune Aaslid, o pioneiro na aplicação do ultrassom ao estudo vascular cerebral, há mais de 30 anos. No último dia da reunião terá lugar uma discussão sobre as linhas orientadoras de boa prática para um laboratório de Neurossonologia reconhecido pela ESNCH, sessão que se antevê concorrida e importante para regular a atividade das diversas sociedades nacionais.